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Giovani Corrente

Parar de fumar – 5 Dicas para deixar o cigarro imediatamente

imagem parar parar de fumar

Parar de fumar não é uma tarefa fácil, principalmente nos dias de hoje, que o estresse toma conta e usamos do cigarro como bengala para nos acalmar, ou como forma de distração, porém, hoje separei 5 dicas que podem te ajudar a largar o vício do cigarro ou pelo menos aumentar suas chances de abandonar o fumo.

Tome a decisão de largar o cigarro

Creio que uma das principais razões de as pessoas não conseguirem largar o cigarro é o fato de não quererem realmente parar de fumar.

Fumar pode ser prazeroso, acalmar os nervos, ou simplesmente um meio de distração e as vezes isso acaba dificultando muito a vida de quem quer largar o vício.

Convenhamos, fumar é muito bom, mas não paramos para pensar nas consequências á longo prazo, que o cigarro pode fazer á nossa saúde.

Pense numa vida sem cigarros

Comece a refletir na sua vida sem estar fumando.

Pense nos bons momentos que poderá vivenciar daqui a alguns anos com seus filhos e netos, poder correr sem se cansar, acabar com as tosses que te atacam todos os dias, poder dormir melhor e sem falar no dinheiro extra que poderá guardar, por não ter de comprar cigarros.

Pense no mal que o cigarro faz

Posso citar aqui inúmeros efeitos horríveis que o cigarro pode fazer com a sua saúde, mas veja apenas alguns e reflita sobre eles:

  • Falta de sono ou vontade de dormir demais
  • Falta de apetite ou vontade de comer extrema
  • impotência sexual
  • Diversos tipos de câncer
  • Problemas respiratórios e cardiacos
  • Pequenas fortunas gastas ao longo do tempo de fumante

Faça disso um desafio e imagine que você pode viver sem o cigarro, queira nunca ter começado a fumar, pois isso aumentará muito as suas chances de largar o vício.

Marque uma data para parar de fumar

Após se conscientizar e realmente optar por largar o cigarro, marque uma data, não muito longe, para deixar de fumar.

Falo não muito longe, para evitar uma recaída na idéia da parada e poder reforçar o desejo de se distanciar do tabaco.

Assim que marcar esta data repita todos os dias: “Eu posso e vou conseguir largar o vício do cigarro, eu não nasci fumando e não vou morrer fumando!”

Reduza o consumo de cigarros

Bom, já nos conscientizamos de que queremos parar de fumar, já marcamos uma data para começar o processo de parada, agora vamos começar a reduzir o número de cigarros que fumamos por dia.

Creio que este é um dos melhores métodos para largar o fumo, do que parando imediatamente, pois a forma de parada gradual, faz com que seu corpo aos poucos, vá se acostumando com uma menor quantidade de nicotina e assim o processo se torna mais difícil de ter uma recaída pela dependência física e psicológica que temos em relação ao cigarro.

Acabe com a vontade de fumar

Após começar a reduzir o número de cigarros consumidos por dia, pode ser que a vontade de fumar aumente, mas para evitar uma recaída e acender um cigarro, que tal algumas íscas para espantar a vontade de fumar?

Faça uso de balas, pirulitos, chicletes, o que precisar para se distrair e esquecer daquela vontade que chamamos de “fissura”.

Estudo mostram que se você aguentar apenas 5 minutos sem fumar, a vontade de acender um cigarro diminui em mais de 90%, ou seja, quando der vontade de fumar, coloque uma balinha na boca, quando a bala acabar, você não vai querer acender um cigarro e se caso tiver vontade, leve outra bala a boca!

iscas para parar de fumar
iscas para parar de fumar

Pratique exercícios de respiração

Quanto mais próximo chegar o dia para parar de fumar, mais os seus nervos estarão á flor da pele, você começara a se irritar com muita facilidade e é bem capaz de nem mesmo as iscas funcionarem, pois o desejo de fumar vai ao extremo!

Nestes casos feche os olhos e respire fundo por 10 segundo, contando de trás para frente 10,9,8,7…

Abra os olhos, coloque uma isca na boca, se precisar e mantenha a calma.

Conclusão

Após seguir estes passos, mesmo que ainda não tenha conseguido parar de fumar, suas chances aumentarão muito para a próxima vez que tentar.

Espero que este artigo possa lhe ajudar a largar esse maldito vício do cigarro.

Um forte abraço!

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